Notícias
Últimas notícias
Comunicado

A Sombrio Saneamento recebeu a denúncia de que estaria ocorrendo lançamento de efluente industrial no principal afluente de seu manancial. Após a denúncia, entramos em contato com as autoridades ambientais competentes e efetuamos coletas das amostras no local. Além disso, redobramos o monitoramento da água, tanto no ponto de captação quanto na saída de seu tratamento afim de monitorar a possível contaminação.

Salientamos que a nossa empresa efetua rigorosamente seu plano amostral conforme legislação vigente, o qual até o momento não tem apresentado qualquer inconformidade em seu manancial. Porém, para esse caso específico, elaboramos coletas extras para averiguar a incidência ou não de contaminação por efluentes condizentes com a denúncia.

Os parâmetros analisados foram: DOB5, Fenol, Óleo e Graxas, Sólidos Sedimentáveis e Surfactantes.

As amostras foram encaminhadas ao Laboratório de Análises Ambientais de Blumenau-SC, mesmo laboratório em que a Sombrio Saneamento já possui contrato anual para o monitoramento de suas águas. O Laboratório em questão, possui as certificações ISSO/IEC 17025 pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro sob o número CRL 0692 e também possui o reconhecimento pelo IMA - Instituto do Meio Ambiente e pelo LACEN – Laboratório Central de Saúde Pública. As certificações sempre foram uma exigência por parte da Sombrio Saneamento para a firmação de contrato com o laboratório.

O laudo das análises apresentado pelo laboratório indica a não presença dos contaminantes relacionados a despejos industriais condizentes com a denúncia. Foi constatado que tanto o ponto de captação de água bruta, quanto a água distribuída a população de Sombrio, não receberam qualquer contaminação de possíveis lançamentos de efluentes irregulares.

Para visualizar os resultados clique no laudo de seu interesse: Laudo – água tratada e Laudo – captação.

Ressaltamos que continuaremos monitorando os pontos de captação a fim de garantir a segurança no abastecimento público de água ao município e as denúncias já foram encaminhadas aos órgãos ambientais competentes para que sejam tomadas as medidas cabíveis para a proteção do manancial.

A Sombrio Saneamento se preocupa com o meio ambiente. O papel de cuidar e preservar a natureza é de todos, por isso lute para que mais pessoas façam o mesmo. Ajude a cuidar do meio ambiente e das nossas fontes de água.

Assessoria de imprensa

Tem interesse em receber nossas notícias
e ficar por dentro de tudo
que acontece em nossa empresa?
Solicite para nossa assesoria de imprensa!
comunicacao@grupoatlantis.com.br
(48) 3053 2565