Resíduos sólidos maiores, como panos, fraldas e outros que não tiveram destino correto no lixo, acumulados com areia, podem trazer prejuízos aos sistemas de bombeamento e, posteriormente, ao tratamento do esgoto. Como prevenção a este problema, a Sombrio Saneamento iniciou nesta terça-feira (28) a limpeza das 19 elevatórias, que são os poços onde caixas de concreto, com profundidade de dois a três metros, acumulam todo o esgoto coletado das ruas, que é encaminhado, através de bombeamento, até onde possa seguir por gravidade até a estação de tratamento.
O objetivo das limpezas preventivas é melhorar a prestação de serviços ao município, evitando danos e desligamentos das motobombas, que com essa conservação têm maior durabilidade. "A manutenção preventiva de toda a infraestrutura melhora o serviço de coleta do esgoto, evitando intermitências ou entupimentos na rede por mau funcionamento do conjunto das motobombas das elevatórias”, explicou Camila Marsaro, engenheira da Sombrio Saneamento, responsável pelo trabalho. Seis colaboradores participam da equipe de operações, todos com Equipamentos de Proteção Individual (EPI), para garantir a segurança na execução da limpeza.
Primeiramente, é feita a medição de gás, para evitar qualquer risco aos colaboradores. Após, com auxílio de um caminhão hidrojato, dois colaboradores entram na elevatória e fazem a sucção da areia e matéria orgânica misturadas com a parcela líquida do esgoto. Sempre que necessário, é feita a remoção de materiais sólidos maiores via carrinho de mão e baldes.
No total, são 19 elevatórias no sistema de coleta, sendo que 11 possuem tamanho maior e precisam desse tipo de limpeza. A escolha da época do ano, em horários na madrugada ou à noite, com temperaturas mais baixas, é feita para proteger os colaboradores do calor excessivo no subsolo. Feitas duas vezes por ano, ao todo serão 22 limpezas realizadas durante 2023.
Sombrio Saneamento
Assessoria de Imprensa
Cláudio Schuster
(48) 99163-4269